Treinamento “White Belt” no sistema Lean Manufacturing

Nos dias 9 e 10 de novembro, a INFIBRA realizou um treinamento abrangente sobre o White Belt do sistema Lean Manufacturing, envolvendo 31 funcionários na assimilação dos conceitos fundamentais sob a orientação de Paulo Doniseti, gerente de Produção. O curso teve como objetivo principal proporcionar uma compreensão sólida dos princípios essenciais do Lean Manufacturing.

Durante o treinamento, foram abordados os seguintes temas:

  1. O que é White Belt: O White Belt é a certificação de nível básico dentro da metodologia Lean Manufacturing. O curso White Belt é voltado aos profissionais de nível operacional que serão treinados para concretizar ações rotineiras e servir de braço direito para outros belts: Yellow Belt, Green Belt e Black Belt.
  2. Introdução ao Lean Manufacturing: Panorama abrangente dos princípios fundamentais do Lean Manufacturing, destacando a eliminação de desperdícios e a busca pela eficiência operacional. Enfatiza a importância de criar valor para o cliente e otimizar processos.
  3. Introdução ao Seis Sigma: exploração inicial dos princípios básicos do Seis Sigma, focando na busca pela redução de variações e na melhoria da qualidade. Destaca a metodologia DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar) como um guia estruturado para a resolução de problemas.
  4. Mudança e Melhoria: abordagem de conceitos relacionados à gestão de mudanças e à cultura de melhoria contínua. Explora como liderar e facilitar mudanças eficazes, promovendo uma mentalidade proativa em direção à excelência operacional.
  5. Análise de Problemas: introdução às técnicas e ferramentas de análise de problemas, destacando a importância de identificar, entender e resolver questões de maneira sistemática. Enfatiza a abordagem estruturada para solucionar problemas e tomar decisões informadas.
  6. Comunicação: exploração da importância da comunicação eficaz no contexto do Lean Manufacturing. Aborda técnicas para facilitar a troca de informações, garantindo que as mensagens sejam compreendidas e implementadas de maneira eficiente em toda a organização.

O curso, ministrado por Paulo Donizetti, visa não apenas equipar os participantes com conhecimentos práticos, mas também fortalecer a cultura organizacional da INFIBRA, alinhando-se à busca constante por eficiência, qualidade e inovação.