Curso SMED capacita equipe de manutenção

Para quem já assistiu ao menos uma corrida de Fórmula 1, deve ter reparado como o tempo de pit stop é mínimo entre as equipes! Na maioria dos casos, a duração é de menos de 10 segundos para permitir que o piloto retorne para a pista de corrida.  “SMED” tem tudo a ver com isso! Mas é claro que, no nosso caso, não se aplica a carros de Fórmula 1 mas às nossas máquinas.

Durante o mês de março, a equipe de manutenção da Matriz recebeu treinamento nesta técnica cuja sigla é o acrônimo de Single Minute Exchange of Dies (SMED), que em português significa “Troca Rápida de Ferramenta” numa tradução livre. É um método que tem como objetivo reduzir o tempo necessário para execução da operação de setup de uma máquina para que o tempo de parada seja o menor possível.

Com isso, é possível melhorar a produtividade já que a máquina fica parada por pouquíssimo tempo. O SMED foca a atenção exatamente na simplificação de todo o processo de setup. Desta forma, na teoria, é possível que qualquer operador seja capaz de realizar regularmente o setup.

Uma novidade é que, desta vez, o treinamento foi ministrado pelos próprios encarregados e supervisores da manutenção e da produção. Eles foram capacitados  na técnica SMED e depois repassaram os conhecimentos às suas equipes.  A ideia da equipe de melhoria contínua é que haja o máximo envolvimento dos líderes, tornando assim o processo mais participativo para todos os envolvidos