Produção da Matriz passará a utilizar o sistema Lean Manufacturing

Todos os funcionários da produção da Matriz passaram por treinamento na semana passada no Sistema Lean Manufacturing.

O lean manufacturing é um sistema de produção que, a partir do gerenciamento organizacional, trabalha para garantir uma melhoria contínua dos produtos fabricados com o menor gasto possível.

Ao mesmo tempo que investe em melhorias para continuar entregando valor ao cliente, a lean manufacturing busca reduzir o tempo e os desperdícios da produção. Além disso, a metodologia também trabalha para maximizar a produtividade da fábrica.

O principal objetivo da manufatura é a diminuição de desperdícios na produção a partir da melhoria contínua. E, neste caso, são considerados desperdícios todos os fatores ou processos envolvidos na produção, mas que não agregam valor ao cliente. 

Origem do Lean Manufacturing

A metodologia lean manufacturing surgiu no Japão, que estava totalmente destruído após a 2ª Guerra Mundial. Com a necessidade de muitos itens para reconstruir o país, tais como alimentos básicos, meios de transporte e materiais de construção, foi preciso desenvolver um método que atendesse a população de forma rápida e com baixo custo. Afinal, a economia também estava devastada no período pós-guerra. 

Como uma das necessidades era os meios de transporte, o engenheiro industrial Taiichi Ohno, que na época trabalhava na Toyota, desenvolveu um método de produção onde não era necessário produzir em grande quantidade.

Tudo que era produzido pela Toyota era feito sob demanda, não necessitava de produção em larga escala nem de estoque de produtos. O que era feito seguia um fluxo de produção pensando nas demandas do mercado. Por conta disso, inicialmente o lean manufacturing era conhecido como Sistema Toyota de Produção. 

Treinamento na Matriz

Durante os dias 25 a 29 de julho, os treinadores Murilo Ferreira e Max dos Santos, da FM2S Consultoria, ensinaram todos os funcionarios da produção da Matriz, divididos em várias turmas, os princípios básicos e as práticas previstas no sistema Lean Manufacturing.

A próxima etapa será o diagnótico de toda a produção da INFIBRA e, a seguir, a implementação do sistema.

Segundo Murilo, o propósito – como todo sistema de qualidade – é o aumento da qualidade dos produtos finais, a redução de defeitos e aumentar a produtividade sem desperdício de recursos. “Acreditamos que até o final do mês de agosto ou início de setembro, o sistema já estará funcinando na INFIBRA”, disse Murilo.