INFIBRA participa da Mostra Sustentável 2019 em Campinas

Projeto da Biblioteca Infantil para a Fundação Síndrome de Down utiliza as placas cimentícias da INFIBRA

A Mostra Sustentável 2019 em Campinas, lançada em março deste ano, é uma oportunidade para profissionais de arquitetura, paisagismo, engenharia e designers de interiores, bem como empresas do segmento da construção, desenvolverem projetos de revitalização de imóveis. Durante 5 meses os projetos forma desenvolvidos na Fundação Síndrome de Down, localizada em Barão Geraldo, Campinas e, no último dia 4 de setembro, a Mostra foi aberta ao público.

A Fundação – que recebe a mostra deste ano – oferece apoio as pessoas com deficiência intelectual e suas famílias de acordo com as necessidades específicas de cada uma. Ela opera na mediação dos atendidos nos contextos da educação, saúde, lazer e mercado de trabalho. O tema da Mostra deste ano é “Vila 21: uma vizinhança preparada para o Século XXI”.  É uma referência à variação genética que afeta os portadores da Síndrome de Down, a trissomia do cromossomo número 21.

A Vila 21 tem dois núcleos residenciais, um núcleo comercial e diversas praças. São cerca de 40 ambientes instalados numa área de mais de 3.500m² que depois ficarão a serviço da Fundação. Entre eles, está a biblioteca infantil, construída com as placas cimentícias da INFIBRA, utilizando o sistema “wood frame”, ou seja, toda a estrutura na qual foram instaladas as placas é de madeira. Criada pelo arquiteto Elton Casarin e a arquiteta Roseana Monteiro, o projeto leva muito a sério a sustentabilidade, a começar pelo sistema construtivo empregado (“wood frame”) que não utiliza água e gera pouquíssimo resíduo. Além disso, toda a obra aproveita ao máximo a iluminação e ventilação naturais, reduzindo drasticamente o consumo de energia.