Teste comprova resistência a peças suspensas nas placas NTF

O Departamento de Novos Produtos da INFIBRA, sob a coordenação da engenheira Thais Martinetii, realizou testes nas placas cimentícias NTF para confirmar a resistência a peso suspenso nelas. Na prática, o teste mostrou que as placas aguentam sustentar um armário ou uma TV, por exemplo, afixados a elas.

O ensaio consistiu na fixação de um suporte de carga com duas mãos-francesas, fixado no centro das placas. Dois pendentes em cada ponta receberam pesos semelhantes aos utilizados em academias de ginástica. 

Unidades de 5kg foram sendo colocaas gradativamente nos pendentes até totalizar 80kg iniciais permanecendo assim por 24 horas. A seguir, foram inseridos novas peças aumentando gradativamente a carga para 100kg e 120kg, sempre com intervalo de 24 horas entre cada aumento de peso. 

O experimento também avaliou dois sistemas de fixação do suporte à placa: buchas para gesso Fly nº 3 com parafuso de 4,2mm, com diâmetro de 10mm e bucha Sforbolt 1/4 com parafuso cabeça redonda fenda 1/4 x 2. 1/2 que mostrou-se mais resistente. Todas as espessuras das placas foram testadas, desde a de 6mm até a de 12mm (veja a tabela).

“O resultado mostrou ótimo desempenho das nossas placas, comprovando a qualidade do produto NTF”, comentou a engenheira Thais. “Além disso, esse resultado ajudará aos engenheiros e projetistas no desenvolvimento de seus projetos e soluções para o sistema”, concluiu a gerente de Novos Produtos da INFIBRA.