O que é e para que serve a CIPA

SIPAT – 1° DIA

O primeiro dia da SIPAT 2020 foi dedicado a saber mais sobre a CIPA – Comissão Interna de Prevenção a Acidentes, através da palestra do técnico de segurança do trabalho do SESMT da filial, Francisco Eduardo.

Na abertura, o gerente industrial Carlos Valentim R. de Castro lembrou a importância de aproveitar a SIPAT para refletir sobre a saúde e segurança de si mesmo e dos outros e para efetivamente usar as ferramentas que a empresa disponibiliza para isso.

O palestrante Francisco Eduardo falou sobre a origem da CIPA, criada em 1943 junto com a promulgação do Decreto 5.452 – a CLT – Consolidação das Leis de Trabalho. Porém, só foi efetivamente implantada nas empresas em 1977, através de Portaria do Ministério do Trabalho. Na época, o Brasil era o campeão mundial de acidentes de trabalho.

O objetivo da CIPA é prevenir que acidentes e doenças de trabalho aconteçam na empresa, protegendo os trabalhadores. Ela é composta por representantes dos empregados, eleitos democraticamente entre todos e do empregador, que são indicados. O número de membros é proporcional ao número total de empregados da empresa e são divididos entre membros efetivos e suplentes.

Para cumprir seu objetivo, a CIPA identifica condições de risco, observa situações em desacordo com as Normas, relata condições inadequadas no ambiente de trabalho e principalmente cria planos de ação para regularizar não conformidades. Além disso promove a SIPAT, campanhas e cursos voltados à segurança do trabalho e fiscaliza o uso de EPI´s.

Os benefícios da CIPA são: melhoria das condições de trabalho e do clima organizacional, aumento da produtividade e da credibilidade da empresa junto à comunidade local, redução de acidentes e de custos, fortalecimento da cultura de segurança e da conformidade às normas.

O palestrante encerrou lembrando que “o sucesso de uma empresa é o resultado do trabalho de uma grande equipe”.

No encerramento foram sorteados brindes e entregue o celular para o vencedor do concurso da frase tema da SIPAT 2020. O colega Ricardo Petruz foi o vencedor com a frase “trabalhe seguro e viva o futuro”.