NR12 – Máquinas e equipamentos

SIPAT – DIA 4

A NR 12 que trata da segurança em máquinas e equipamentos foi o tema do quarto dia da SIPAT 2020. O palestrante foi o técnico de segurança do trabalho do SESMT Matriz, Everton Viégas.

Ele iniciou explicando que a NR12 trata de medidas de proteção no uso de máquinas e equipamentos que estão presentes em nossa rotina diária praticamente 100% do tempo. A NR12 oferece normas de proteção aos trabalhadores em máquinas e equipamentos determinando medidas de proteção coletiva e individual, administrativas, de ordem, arrumação, limpeza e manutenção.

Everton fez um retrospecto histórico da NR12, promulgada em 1978, quando possuía apenas 28 normas. Com a evolução tecnológica hoje esta Norma possui 37 normas. A principal evolução aconteceu através da Portaria SIT 197 promulgada em 2010, quando a NR12 teve um grande incremento passando a ter 300 páginas. Em 2019, com o novo governo, ela passou por novas modificações que visaram desburocratizar e simplificar as normas, sem perder o foco na segurança.

A seguir o palestrante demonstrou ações práticas em nossa empresa nas principais áreas onde a NR12 estabelece medidas de segurança, como: instalação de cortinas de luz, sensores etc já implantados na Máquina 1 da Matriz; as medidas administrativas de segurança através das I.T.s, checklists e ordens de serviço; os bloqueios em situações de manutenção não programadas ou outras; medidas de ordem, arrumação e limpeza, que evitam acidentes e contribuem para a saúde dos trabalhadores e o uso de EPI´s.

Encerrando o quarto dia da SIPAT houve mais uma vez o sorteio de brindes.