NR06 – Uso de EPI´s foi o tema do último dia da SIPAT

SIPAT – Dia 5

No último dia da SIPAT-2020 o tema foi a NR06 que trata da utilização de EPI´s – equipamentos de proteção individual. O palestrante foi o técnico de segurança de trabalho Gustavo Godoy.

Gustavo iniciou lembrando que o uso de EPI´s faz é uma das “Atitudes de Ouro” da Infibra. De acordo com a NR06, a empresa deve fornecer os equipamentos de proteção individual certificados pelo InMetro adequados para cada tarefa. Além disso, deve orientar e treinar os trabalhadores para o seu uso correto, substituindo-os quando danificados, vencidos ou extraviados.

Por sua vez, os trabalhadores são obrigados a usar os EPI´s fornecidos de forma correta e adequada, sendo responsáveis pela sua guarda e conservação (higienização). Devem também comunicar imediatamente quando houver alterações que impossibilitem seu uso.

Gustavo explicou ainda como, na INFIBRA, se pode obter e descartar os EPIs, dando dicas de como conservá-los e guardá-los de forma adequada. Expôs ainda quais são os diversos tipos de EPIs utilizados em nossa empresa.

Ele lembrou a todos que os trabalhadores que não utilizarem os EPIs ou o fizerem de forma inadequada estão sujeitos à sanções administrativas e trabalhistas e podem até mesmo serem demitidos por justa causa.

No encerramento, antes dos sorteio de brindes, o diretor adminitrativo Marcos Da Roz agradeceu a presença de todos ao longo da SIPAT e conclamou a todos a colocarem em prática tudo o que foi aprendidos nestes cinco dias de evento.