Motivação e trabalho em equipe

SIPAT – Dia 3

No terceiro dia da SIPAT 2020 o palestrante foi o colega Alexandre Lopes da manutenção da filial e falou sobre motivação e trabalho em equipe.

A motivação é um conceito subjetivo pois cada um se motiva por fatores pessoais. No entanto, a empresa precisa proporcionar fatores que motivem seus colaboradores: fazer com que eles se sintam parte da organização, não faltar e permanecer na organização, estimular a empatia com os colegas, ter bom desempenho e demonstrar cidadania. Para isso, ela pode utilizar algumas ferramentas como: treinamentos, pessoal de apoio (CIPA), ambiente agradável, reconhecimento pelos gestores e autoridade e informação suficiente para o bom desempenho de suas funções.

Citando o palestrante André Ortiz, Alexandre comentou uma sigla criada por ele que ajuda a desenvolvermos nossa motivação e desempenho pessoal. Uma delas é (H.E.L.P.)2 que resume atitudes importantes: honestidade e humildade; entusiasmo e empatia; líder e lidar com problemas; paciência e persistência.

Na segunda parte da palestra, Alexandre falou sobre trabalho em equipe. Destacou fatores que tornam a equipe eficaz: ambiente favorável, propósito claro, encorajamento à participação, saber escutar, relações externas com outros setores da empresa e auto-avaliação constante.

Ele realizou uma dinâmica com participantes que foram divididos em três grupos representando setores da empresa. Utilizando balões, eles deveriam mantê-los no ar. À medida em que um membro do grupo saia, seu balão passava a outro e depois a outra equipe, tornando a atividade mais difícil. A reflexão proporcionada foi de que os setores dependem um do outro e quando um falha, sobrecarrega o outro. Daí a importância de se trabalhar em equipe e engajar-se no trabalho.

Ao final, o diretor Marcos Da Roz parabenizou o palestrante e agradeceu a presença de todos reforçando os conceitos passados na palestra.