INFIBRA comemora 50 anos de fundação

Inovação, resiliência, qualidade e obstinação por fazer sempre o melhor marcam a história da empresa

No dia 1º de outubro de 1969, Luiz Fernando Marchi, Geraldo Marchi, Hamilton Da Roz e Narciso Martim assinaram o contrato inicial de fundação da INFIBRA, empresa destinada à produção de telhas de fibrocimento e caixas d’água. Nasceu simples assim, há 50 anos, fruto do espírito  empreendedor dos seus quatro sócios fundadores aquela que hoje é uma das empresas lemenses que se destacam no Brasil. Os irmãos Marchi traziam a experiência da indústria cerâmica e outros dois sócios, a experiência no fibrocimento.

Apesar do revés sofrido em 1972, quando as instalações foram destruídas por um tornado, a INFIBRA seguiu crescendo e em 1982, adquiriu a concorrente Permatex, marca que hoje dá nome aos produtos em PVC (forros, portas e telhas) e polietileno (tanques e caixas d’’agua) da empresa.

Desde o início da década de 1990, a INFIBRA investiu no desenvolvimento e inovação de seu parque industrial e de seus produtos, tanto pela aquisição de tecnologia de ponta utilizada em outros países, como no desenvolvimento de novos processos e matérias primas, sempre em parceria com as principais Universidades do país, como a USP. O objetivo sempre foi produzir com mais eficiência, qualidade e segurança tanto para o trabalhador quanto para o meio ambiente, ofertando ao mercado produtos de excelência.

O resultado de todo o esforço em pesquisa ao longo de mais de 18 anos é uma tecnologia exclusiva de produção para fibrocimento nominada NTF – Nova Tecnologia de Fibrocimento, patenteada pela INFIBRA, que utiliza matérias-primas comuns como cimento e celulose, dispensando as fibras minerais e sintéticas, utilizada hoje nas fabricação das placas cimentícias.

As telhas são fabricadas com  a  tecnologia NT, desenvolvida pela INFIBRA em conjunto com a USP (desde o ano 2001), a partir de uma matriz técnica austríaca adquirida em 1999, utilizando basicamente cimento, celulose e fibras sintéticas. Esses produtos já comprovaram sua eficiência e durabilidade, com excelente custo-benefício para o consumidor final, destacando-se no mercado. Recentemente, a linha de telhas foi reconhecida entre as melhores do setor, segundo o ranking da ANAMACO.

O trabalho de pesquisa com as universidades é uma característica da INFIBRA.  Além da USP, a empresa já desenvolveu estudos com a UFSCar, ESALQ e agora mantém uma nova linha de pesquisa com a FEI. O objetivo é o desenvolvimento de um  fibrocimento têxtil, que resultará numa segunda geração de produtos, com desempenho ainda melhor.

Em 2014 a INFIBRA conquistou a certificação internacional de qualidade ISO9001 e segue atuando com a constante melhoria de seus processos e produtos, solidamente alicerçada no esforço dos seus mais de 350 funcionários. Esta é, aliás, outra característica marcante da empresa: a relação de confiança e comprometimento que tem com seus funcionários. Não é raro, por exemplo, encontrar em seu quadro, profissionais com mais de 20 anos de casa e filhos de ex-funcionários que, seguindo os passos dos pais, constroem sua carreira na INFIBRA.

“A INFIBRA tem no seu DNA a mesma flexibilidade e resistência de suas telhas de fibrocimento. Inovação, resiliência, qualidade e obstinação por fazer sempre o melhor garantem que o futuro será ainda mais promissor e cheio de sucesso!”, disse o diretor industrial da INFIBRA, Luiz Fernando Marchi Júnior.

Clique AQUI para ver o vídeo com depoimentos sobre os 50 anos da INFIBRA.