Alimentação saudável: descascar mais, desembrulhar menos.

SIPAT – Dia 2

No segundo dia da SIPAT 2020, o tema foi nossa alimentação. A farmacêutica da Vitalis Farmácia de Manipulação, Adriana Da Roz apresentou o vídeo “As 5 Grandes MENTIRAS da Indústria de Alimentos” (veja este vídeo AQUI). A partir dos problemas apontados no vídeo, a palestrante destacou alguns pontos importantes de nossa alimentação diária que trazem muitos malefícios à nossa saúde e outros que devemos praticar:

  1. Açúcar: nosso corpo precisa de açúcar mas numa quantidade muito inferior ao que consumimos normalmente. Sucos industrializados, refrigerantes como a Coca-Cola e todos os produtos que possuem carboidratos, como macarrão, pães, arroz, batata etc, são geradores de glicose, ou seja, açúcar. Isso gera uma sobrecarga ao nosso pâncreas o que pode causar a Síndrome Metabólica cujos efeitos são a diabetes, a pressão alta e a obesidade.
  2. Adoçantes: os adoçantes, embora pareçam ser mais saudáveis, são geradores de problemas intestinais. A sucralose, por exemplo, surgiu a partir de uma pesquisa de veneno para baratas.
  3. Água: nosso corpo é composto de 60% de água. Ela é, portanto, nosso principal nutriente. É preciso cultivar o hábito de tomar muita água durante o dia. A água oferecida à população em Leme é de excelente qualidade por isso não há desculpa para não consumir bastante água.
  4. Refeição equilibrada: é preciso sempre montar seu prato nas refeições equilibrando os nutrientes, sem exagerar em uma ou outra coisa, como o arroz e feijão, a carne e as frituras. É fundamental o consumo de legumes e verduras. Assim, em geral, quanto mais colorido for seu prato, maior será a qualidade de sua refeição.
  5. Sal: o sódio é um perigoso ingrediente para nossa saúde. Em excesso, ele sobrecarrega os rins e eleva nossa pressão arterial. Se possível, devemos utilizar sempre o sal rosa, que é rico em magnésio.

No final, a farmacêutica lembrou a todos que, para ter uma alimentação saudável “é preciso descascar mais e desembrulhar menos”, ou seja, usar mais alimentos “in natura” e menos os industrializados.

No encerramento, os funcionários foram lembrados que a da INFIBRA tem um convênio com a Farmácia Vitális que, além de descontos em medicamentos manipulados, possibilita o pagamento através de desconto no contra-cheque. Além disso, foram sorteados os brindes do dia.